Bom dia, dorminhoco!
Ouviu falar sobre URL Scheme? Ta por fora? Tá magrinho?
Veja só, URL Scheme é uma url para que contém uma **intenção** para um aplicativo. QUE SIGNIFICA?
Exemplo: Things -> Abra a tarefa com ID 9A…dJ em forma de Scheme URLthings:///show?id=9AhMqHihH2GdNMTXppssdJ
Abrindo esta URL, o app do Things abre e exibe essa tarefa. Inclusive se você usar a barra de endereço do browser ou um <a href>, também funciona.
É assim que aparece o pop-up de confirmação dizendo que
este site está querendo abrirum pgorama no seu comptdaor
Bem parecido com as URLs do http://
Agora, eu não sou seu autor referência técnica do Medium, então eu não sei se esse padrão do URL Scheme segue o mesmo RFC que as urls do browser que eu também não sei qual RFC seguem… Mas eu vou afirmar aqui que: é a mesma coisa do que uma URL da web.
Mas não para por ai não
como é uma url, ja viu né? da pra mandar o app fazer **qualquer coisa**, porque pode adicionar query param, paths na url, exemplo: programa://listas/adicionar?item=cenema&prioridade=alta
Como se trata de uma URL, isto trás uma maneira de um programa executar ações em outro programa. E usar a URL para apontar para um recurso no outro programa.
Um exemplo de rico é ter na descrição de um projeto ou tarefa to Things, um link para uma nota do Bear. E dentro do Bear, ter em uma nota que abre o projeto no ou tarefa no Things.
Entendeu?
A única coisa é que essas URLs não possuem output. Elas são **ações/intenções** com void return.
É mais um tipo de manota para integrar os aplicativos de computador proprietários 🤣
do tempo do onça, onde cada empresa definia o padrão e implementava a integração entre os seus próprios softwares (Microsoft e afins).
Vai de cada aplicativo implementar a interação via URL Scheme. A maioria implementa só o necessário para ser instalado ou integrar com algo de seu ecosistema. Mas a Apple…
E apps que são exclusivos para macOS, iOS e seguem a filosofia de design dos apps da Apple implementam de maneira completa a interação via URL Scheme e adicionalmente o x-url-callback que são query parameters especiais para tornar a URL two-way, enquanto o url scheme por si só é o fire and forget.
Como eu cansei de escrever, não vou falar sobre x-url-callback.
Vou deixar aqui uma âncora.. um link, para uma documentação de URL Scheme de um app que ilustra muito bem as possibilidades dessa parada:

Leave a Reply